Surpreendente!

Em 11.10.2015   Arquivado em Livros, Resenha 0 comentário aguardando moderação

Como falei no post do book haul, recebi um kit muito lindo da Intrínseca mês passado com o livro Surpreendente! do Maurício Gomyde. Eu ainda não tinha lido nada do autor e só o conhecia porque uma das blogueiras daqui de Teresina adora os livros dele e já tinha me falado sobre.

Surpreendente! conta a história de Pedro, um rapaz de 25 anos, recém-formado, que está em busca do melhor roteiro para inscrever no Cacau de Ouro. Pedro trabalha numa videolocadora localizada numa periferia e no último cineclube que existe na cidade. Até aí ele parece um jovem normal. né? O fato é que ele foi diagnosticado com um problema degenerativo que poderia levá-lo à cegueira ainda na adolescência, mas Pedro é especial o suficente para que isso não aconteça e ele ainda tem alguns bons % de visão.

Durante uma das exibições do cineclube ele conhece uma ruiva que o encanta na mesma hora, Cristal, que apesar do nome indicar uma pessoa frágil, ele descobre que ela é uma estudante de fisica nuclear e que não é nada frágil. Seu ajudante nas produções é Fit, um calouro de Pedro, que torna seu grande amigo. Além desses dois, temos Mayla, uma amiga de Pedro que trabalha no mesmo local que acontece o cineclub.

Pedro sempre tenta ver as melhores coisas, situações na vida das pessoas. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e as coisas não são como queremos, não é? Após sua vida virar de cabeça pra baixo, Pedro decide que quer fazer uma viagem até Pirenópolis para gravar seu filme, e seus amigos embarcam juntos na aventura.

Surpreendente! faz juz ao título que leva. O livro começa com um prólogo, de uma das cenas mais importantes do livro, o que deixa o leitor com muita curiosidade sobre o que virá pela frente. Os capítulos do livro são bem curtos, o que faz com que a leitua aconteça de um modo rápido, sem ser nem um pouco cansativo. Outra coisa maravilhosa sobre esse livro é a riqueza de detalhes que aparece durante todo o livro. A ideia que temos é que estamos dentro de um filme, imaginando todos os mínimos detalhes de cada frame, cena do livro.

O livro traz como temática a importância da amizade, como os amigos de verdade estão com você nos melhores e piores momentos. A road trip que eles fazem mostra o quanto os quatro estão contectados entre si, deixando aquele sentimento de que você adoraria fazer parte daquele grupo. Por vezes tentamos esconder algo de um amigo, mas nos detalhes da vida eles percebem o que está acontecendo e tentam de todas as formas nos ajudar, e é assim que acontece no livro. Fit descobre o que está acontecendo com Pedro e convoca as duas garotas para viajar junto com eles, tornando aquele momento mais inesquecível e perfeito para Pedro.

Além da riqueza de detalhes, questão de amizade, o livro traz ótimas dicas de filmes e de músicas, além de frases que dá vontade de escrever em todos os cantos.

O final do livro também faz juz ao título do livro e eu não consegui segurar as lágrimas nos momentos finais. Não lágrimas de tristeza, mas de alegria e de emoção.

Posso garantir que Surpreendente! foi a melhor leitura de 2015 até agora e acho meio improvável que outro livro irá bater a perfeição de que esse livro foi.

Surpreendente! – Maurício Gomyde
ISBN-13: 9788580578089
ISBN-10: 8580578086
Ano: 2015 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Intrínseca

  • Clay

    Em 11.10.2015

    Eu estava esses dias folheando o livro na Saraiva, só não trouxe porque a fila estava enorme. Achei gostostinho até onde vi rs

    Quero ler <3

  • Tatiana Nais

    Em 11.10.2015

    Já tinha ficado curiosa com esse livro pela capa, mas não sabia do que se tratava. Mais um livro que eu quero ler. hahahah Beijo, Re!

  • Karol Cavalcante

    Em 11.10.2015

    Não tinha ouvido falar ainda desse livro mas acho que te vi comentando no twitter sobre um livro emocionante, é esse? Gostei da sua resenha Rê, me interessou! Vou comprar assim que possível! :)
    Beijoo!!