No final do mês passado a turnê Intrínseca desembarcou aqui em Teresina. A turnê está na 5ª edição e é o terceiro ano que eles passam por aqui (e pra variar chove muito no dia). Esse ano a turnê ocorreu entre março e abril e, a cada dia, duas cidades eram contempladas com o evento, e com isso, duas equipes viajaram pelo Brasil.
A equipe que veio pra cá era o #TeamLaraJean, composto pela Vanessa Mello, Carol e Victor. Esse ano a equipe contou com a ajuda dos blogs parceiros no decorrer do evento. Foi uma ótima maneira aproximar a editora com seus parceiros, já que passamos o ano trocando emails, entrando em contato com as novidades, etc. Aqui em Teresina eu, o Ademar, a Vanessa do Cooltural e a Camila demos uma força pra eles no decorrer do evento.
O evento desse ano aconteceu na praça de alimentação do Shopping Rio Poty (já que o espaço da Leitura não era suficiente) e as 250 senhas esgotaram meia hora depois de terem começado a distribuição. Às 17 horas o evento começou e levou as centenas de pessoas que estavam a loucura. Rimos, choramos, nos divertimos, surtamos com cada livro que anunciavam, com cada autor novo que era apresentado, nos revoltamos quando votamos em uma cor e a outra era escolhida. O evento foi maravilhoso, como sempre.
Eles nos desafiaram a escolher 3 livros dos lançamentos mostrados que nós ficamos mais empolgados, sendo 1 de ficção, 1 não-ficção e 1 literatura jovem. Minhas escolhas são:
Ficção – O amor segundo Buenos Aires – Fernando Scheller
Como o próprio Fernando disse num snap que eu vi recentemente dele num lançamento, o livro fala de todas as formas de amor. O protagonista Hugo sai do Brasil e vai pra Buenos Aires, após ter descoberto uma grave doença. Ele sabe que seu relacionamento com Leonor pode não resistir, mas ele vai para a capital argentina, onde o fascínio pela cidade o faz superar n problemas. Esse é mais um livro nacional que a Intrínseca aposta e pelo que vi no primeiro capítulo (disponível aqui) parece ser bem interessante.
Não ficção: Alucinadamente Feliz – Jenny Lawson
Jenny sofre de transtornos mentais e tem vários problemas. De acordo com a sinopse ela ” é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos).” Ela resolve mudar quando recebe a notícia da morte de um amigo e decide tornar-se alucinadamente feliz, passando por várias situações ridículas para não se entregar as doenças que circulam sua vida. O que mais me chamou atenção nesse livro, além da capa com o guaxinim (que eu comecei a cantar o rap do guaxinim mentalmente quando eu vi), foi o modo como ela decide dar a volta por cima e isso pode ser um exemplo para aqueles que sofrem de depressão (não precisa fazer as mesmas coisas absurdas, mas só em tentar mudar algo e ser feliz já basta).
Literatura Jovem – Simon vc A Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli)
Quando eu cheguei no shopping e fui ajudar o pessoal com as coisas só ouvia a Carol falando do Simon. Era Simon pra cá, Simon pra lá, “gente, vocês precisam ler o Simon”. Tanto que ela foi a responsável por apresentar o livro. Simon é um adolescente de 16 anos que é gay. Ninguém sabe que ele é, ou pelo menos não sabiam até que Martin descobre uns emails de Simon com Blue e resolve chantageá-lo. O livro parece ser bem divertido e Simon um personagem apaixonante
Segue algumas poucas fotos tiradas no dia
Post hiper atrasado, mas o fato é que meu mês de abril foi AQUELA correria e só agora eu tô conseguindo me aquetar mais.
;*
FUI!!!
Luly
Achei tão legal eles terem contado com a ajuda doas blogs parceiros… Muito bacana mesmo! Dá a chance de desvitualizar até com a editora!
Esse foi o primeiro ano que a Turnê veio a BH e eu não pude ir, tava trabalhando que nem louca. Fiquei mó curiosa com os lançamentos, já fiquei dando uma olhada pela sua foto da mesa de livros, hahahaha!
Edwin Lafaiete
to tão desligado das coisas, que já deve ter passado aqui em Recife e eu nem fiquei sabendo. ai ai ai sei não viu? oaskdoas. adorei a ideia da editora se juntar com os blogueiros parceiros, deixa aquela coisa de email de lado e trabalhar junto deve da um feedback massa pros dois lados. e eu to apaixonado no simon, sério, já quero. aosdkoasd.
abraços