A tão sonhada 2ª graduação

Eu tava pensando em fazer esse post desde antes do início das minhas aulas, ontem, 7 de fevereiro, mas aconteceu tanta coisa de ontem pra hoje que eu preciso desabafar e colocar a cabeça em ordem!

Eu comentei aqui que tinha feito o Enem, mas nunca cheguei a comentar os cursos que eu coloquei (eu ia comentar, mas foi justamente na época que eu fiquei sem net). Além do Enem, eu falei aqui que eu tinha feito vestibular pra Design Gráfico e tinha passado em primeiro lugar. Ok, até aí tudo bem. Tinha tomando bomba no Enem, tava loooooonge de ser chamada e tava tranquila com relação ao que eu iria fazer em 2012: cursar Design Gráfico.

As aulas começaram ontem. Eu já tava começando a surtar por conta de ser primeira turma (me formei na primeira turma de Biomedicina do Piauí) e o medo de que tudo acontecesse de novo já estava me dominando. Ontem de manhã, na aula de web, meu professor (que é conhecido do coordenador no curso) me falou que o coordenador tinha falado com ele pra saber se ele poderia dar uma certa disciplina, que tava sem professor. Ele falou que não poderia, porque ele não é dessa área da matéria. Já fiquei meio assim por conta disso. Lá na aula o coordenador falou que eles ainda estão atrás de alguem pra dar essa matéria. Fora isso, o professor de Ilustração pediu trocentos materiais e ainda não tem nada. Ou seja, tô vendo a velha história da Biomedicina acontecer de novo.

Quando eu fiz a Bio, foi mais ou menos assim. Hora faltava material, a gente não tinha laboratório próprio, nossa clínica que era pra ter ficado pronta beeeem antes só veio funcionar mesmo lá pelo 5º bloco. E a questão de ser primeira turma, não ter profissional na área meio que me assustou (e ainda me assusta). Acho que peguei um certo trauma de primeira turma!

Só que ontem de tarde eu entrei num site de notícias daqui e vi a lista de espera da UFPI pra Inglês. E pra minha surpresa eu era a 18ª na lista de espera (e eram 17 vagas). Fiquei, “putz, se um desistir eu tô dentro”. Vi quais seriam os procedimentos pra poder entrar na UFPI e hoje de manhã fui lá, confirmar meu interesse na vaga. E pra minha surpresa, eu PASSEEEEEEIIIIII!!!!

Agora veio o dilema. Qual cursar? Meus amigos tão sugerindo cursar os 2, mas eu sei que não dou conta. Pedi auxílio pra uma amiga que faz Design e ela me aconselhou a fazer o Inglês, falei com um amigo meu que é formado em Inglês e ele acha melhor que eu faça o Design. E agora? O que eu faço?

Gosto muuuuuito do Inglês, já é a 2ª vez que eu coloco como opção no Enem e Design é uma área nova aqui, fico meio assim de fazer e acontecer como na Bio, descobrir que não era isso que eu queria e ter toda a família jogando na minha cara que foi mais dinheiro jogado no lixo e etc e tal. Mãe fala pra que eu curse Inglês e deixe o Design pra depois…

Design é minha cara. Gosto muito dessa área, especialmente de webdesign, é perto da minha casa, mas a facul é particular ($$ tá curto), ainda é a primeira turma (sei que ela vai sofrer um pouco com algumas dificuldades) e além do mais essa região é perigosa DEMAAAAIS!!! Quanto ao Inglês, sou apaixonada pelo idioma, é numa universidade pública (e fazia séculos que eu queria passar e estudar lá), mas não sei se tenho tanta aptidão pra ser professora, além de lá ser distante daqui.

Só peço a Deus que ele me ilumine e que eu consiga decidir (logo) o que eu vou querer!

A promoção de 5 anos do blog vai até sexta!!! Atualizei a página com o vídeo mostrando o prêmio. Não deixem de participar!!!

;*

FUI!!!

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • ‘raah

    ooi (:
    AAAA eu vi no facebook, parabéns! Bem, o que você achar mais tranquilo pra você, faça. Sou péssima com conselhos KKK. Mas, pense bem antes de decidir, porque se não você acaba ficando arrependida, é.
    beijos ;*

  • Patricia

    Nossa! Faz muito tempo q não passo aqui. E fiquei supreza de cara ver uma notícias dessas. Parabéns pela conquista e vc realmente esta muito disposta fazer mais uma graduação. Eu prefiro ir pra um mestrado mesmo, mas efim, acho que vc deve sentir e fazer aquilo q realmente goste msm se a acul seje longe ou perto ou se tem dinheiro ou não. O que realmente importa é estudar aquilo q gosta pra depois trabalha feliz e com prazer.

    Boa sorte e beijoos!

    Passei uma vez ai em Teresina.
    Na próxima lhe aviso pra gente marca u encontrinho inlove

  • Luly

    Bom, Renatinha…
    Eu sou da 1ª turma de Conservação e Restauração do PAÍS, então sei o que é ser da 1ª turma. Tanto que não formei ano passado, pouquíssimos formaram. É difícil e difícil com força.
    Apesar de eu gostar mais de design eu vi mais vantagens em você fazer inglês, por ser um curso consolidado e, né, púúúúúúblico.

    Eu aconselharia a você começar fazendo os dois. Fazer os dois o máximo que puder enquanto fizer bem feito. Quando ver que não dá mais, escolhe o certo. Certo pra você, e pra mais ninguém.
    E o “não dá mais” pode nunca vir. Você vai ter que sacrificar algumas coisas, as vezes vai ser ruim ficar longe do seu blog ou menos tempo pra se dedicar ao EnPoTtEr junto com o pessoal, mas se você balancear pode ser que até consiga. Você é inteligente e esforçada!!
    Eu confesso que me arrependo de não ter feito o tecnólogo que passei JUNTO com a graduação…
    Torço para que tudo dê certo!!

  • Beca

    Decisão bem difícil. Vejo que você está dividida. Eu concordo com a Luly: você deveria tentar fazer os dois ao mesmo tempo. Pelo menos para descobrir com qual dos dois quer ficar. Não dá pra escolher sem experimentar antes. Sei que o $$ ta curto, mas a federal é relativamente grátis (relativamente porque sei que tem transporte, alimentação, etc). Você poderia fazer ambos e ver, no final do semestre, qual prefere. Assim, caso escolha prosseguir com Inglês poderá trancar o Design e recuperar as matérias já feitas depois.

    Eu acho que Design é a sua cara e se não fossem esses probleminhas, falaria pra você se jogar: a gente tem que trabalhar com o que gosta, o que dá prazer. E inglês tem aquele velho problema da falta de reconhecimento e má remuneração. Por isso acho que deveria começar fazendo os dois até perceber que, ou já se sente pronta para escolher, ou está impraticável seguir se dedicando à ambos.

    Beijão!

  • Fernanda N

    oi rê!
    ainda dá tempo de dar conselhos? olha, eu sou formada em design e, ouvindo todo o teu relato sobre as duas faculdades e das situações, acho que você deve cursar inglês. porque assim, você não vai precisar pagar a faculdade, vai cursar algo que você sempre quis e sabe que a graduação vai te trazer um monte de coisa boa, diferente do que você já está achando que vai ser este curso de design gráfico, por conta de ser a primeira turma. então assim, acho que vale a pena investir no inglês, já que você pode atuar como designer e fazer freelas nesta área, mesmo sem ter o curso ou estar cursando… sei que é ótimo aprender mais do que só por a mão na massa, mas uma coisa não impede a outra… entende? e acho que com o inglês não funciona assim, né? acho que concordo com sua mãe, hehehe! mas você tem que fazer o que achar certo pra você. se você morre de amores por cursar design gráfico, então vai fundo e cursa, sem ter medo por ser a primeira turma. o que importa é você ter a certeza de estar cursando algo que gosta e saber que tomou a decisão certa! 😉
    beijo, beijo!

  • Raiane

    Que bacana!

  • renatinha

    atrasadinha, vc, hein?