Bookography #1 – Mulheres inspiradoras na literatura

Bookography #1 – Mulheres inspiradoras na literatura

Demorei mas voltei. Confesso que esses dias eu ando bem ocupada, principalmente com a UFPI e com o trabalho. Rotina is back #shora. Enfim, não tô aqui pra fazer um post do meu dia a dia, mas pra falar de um novo projeto que eu tô participando: o Bookography. Pelo título deu pra perceber que trata de fotografia de livros, né? Enfim, meses atrás a Ana Paula perguntou quem gostaria de participar do projeto e eu achei interessante e topei na hora.

LOGO BOOKOGRAFY

Como março é o mês da mulher resolvemos que o primeiro tema do projeto seria “Mulheres inspiradoras da literatura” e confesso que foi um tanto difícil escolher o que postar.

1 – Esther Earl – Talvez você não a conheça, mas a Hazel de TFIOS foi dedicada pra ela. Esther foi uma garota que lutou bravamente contra o câncer, mas infelizmente a doença foi mais forte que ela. Eu a escolhi por dois motivos: o primeiro é que ela é pouco conhecida e não seria uma escolha óbvia e o segundo é porque, apesar de toda a doença, ela tentava levar a vida da melhor forma possível e é quase que impossível você não querer ter 1% da força que essa menina teve durante sua vida. Ela é uma inspiração pra mim.

2 – J.K. Rowling – Vou nem falar do meu amor pela série, ceis já sabem, mas a J.K. chegou no cenário da literatura pra acabar com n preconceitos que existem acerca de mulheres escritoras. Por ser mulher ela teve que abreviar seu nome pra que não houvesse esse “preconceito a primeira vista”.

3 – Hermione Granger – Tomei a liberdade de incluir duas personagens aqui, a primeira é minha queria Hermione, que provou para todos que ela poderia ser a melhor, mesmo sendo uma trouxa. Quem imaginaria que a melhor do ano era uma menina comum, em meio a tantos sangue-puros e mestiços? Além de inteligente, ela é esperta e não tem medo de enfrentar as pessoas (vide Hermione no 3º ano).

4 – Katniss Everdeen – Posso não gostar da pessoa que interpreta a Katniss no cinema, mas a personagem prova que ama a família, não é nem um pouco uma lady e não tem medo de enfrentar o perigo, nem as pessoas mais poderosas do Capitol.

5 – Louisa May Alcott
– Conheci a autora (e a versão em português desse livro) lá em 2001 e me encantei por ela e pela sua escrita. Ela nasceu e viveu no século XIX e ela usava suas próprias experiências para escrever suas histórias. O livro da foto retrata a vida de uma família de classe média durante a guerra civil americana.

6 – Jane Austen – Claro que eu não poderia terminar o post sem citar uma das principais escritoras de todos os tempos. Austen inspirou (e ainda inspira) muito na literatura. Momento shame do post é que eu só li um livro dela até hoje, exatamente esse da foto, mas desde que estudei mais sobre ela em Literatura Inglesa II eu fiquei me mordendo pra ler os outros também.

Bem, essas foram minhas escolhas. Vamos conhecer as meninas do projeto e ver seus posts?

Ana Paula Valença – No meu criado mudo
Daniela Matias – Tríplice Literária
Drieli Alves – Lustre do castelo
Letícia Pacheco – Dropando ideias
Luiza Scaglione – A Malfadista

;*

FUI!!!

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ana

    Oi Re!
    Amei suas escolhas! Foram perfeitas! E as fotos ficaram fofas demais <3
    Boa sorte para nós no novo projeto!
    Beijo grande!

  • Drieli

    Ahhh que coisa mais linda esse post.
    Impossível não falar da JK né?!
    Beijinhos

  • Rebeca

    Renatinha, como sempre, você tem ótimo gosto literário! hahaha e as fotos ficaram lindas e inspiradoras!
    Essa sua versão de Orgulho e Preconceito é luxo, viu? Amei!
    A única que não lí aí foi Hunger Games. To super em dívida com a trilogia – mas em compensação, lí pelo menos o primeiro volume de Divergente. Não to tão desatualizada assim! rs

    Beijão!

  • Luiza

    Estou louquinha pra ler “Little Women”, está na minha lista de espera, hehe. Lindas fotos!
    Abraços

  • Lívia

    Oi, Rê!
    Little Women me lembra muito da Joey de Dawson’s Creek (o nome dela é Josephine, por causa de uma das personagens), mas ainda não li.
    Eu admiro muito a Katniss porque ela está longe de ser uma heroína mimimizenta, gosto muito.
    Tenho muita vontade de ler Jane Austen, vou colocar na listinha pra 2016 =P heh
    Um beijo!