Eu amo: Light Painting

Desde que eu fiz meu curso de fotografia mês passado tenho tentado fazer algumas coisas diferentes com minha câmera e uma delas é o light painting. O que é light painting? Basicamente é uma pintura que você faz com a luz. Você programa sua camera para uma exposição longa (de segundos a minutos) e solta a criatividade e desenha, escreve, pinta no ar com uma lanterna, celular, com aquelas luz de laiser…

Infelizmente a câmera que eu tenho não dá pra fazer um ligh painting mais “decente” (bem, como eu poderia dizer, não dá pra fazer uma mais elaborado), já que o máximo que eu consigo de exposição/velocidade é 8 segundos. Fiz algumas coisas no breu total, durante o dia num quarto “nem tanto iluminado” no início de uma tarde e no mesmo quarto só que quase 6 da tarde.

O bacana de você fazer isso é quando tem mais de uma pessoa para ajudar. Dá pra fazer fotos super criativas usando esse efeito. Fazendo uma busca no flickr, We heart it ou até mesmo no Google images você vê fotos bem bacanas que dá a maior vontade de copiar!

O único problema é que nem toda câmera faz isso. >.< A câmera precisa ter um controle de abertura do diafragma e velocidade do obturador. Sim, a minha tem, mas quanto maior for a velocidade em segundos do obturador da sua câmera melhor. Significa que ele vai captar mais luz e o desenho não vai ficar muito borrado. E sabendo configurar abertura/velocidade é que dá pra abusar da criatividade. Se você tem uma bridge que tenha controle manual e quiser fazer é basicamente deixar a câmera apoiada em algum lugar (tripé ou no armário e mesa do pc - como eu fiz), configurar a abertura (de preferência uma abertura pequena pra que a luz fique mais 'nítida'), colocar o tempo de exposição (minha Nikon P90 o máximo é 8 segundos), colocar no timer (assim tem tempo de você se arrumar no lugar) ou pedir pra alguem disparar pra você. Se você tem câmera que tenha o modo bulb (disparo de longa exposição que pode ser feito pressionando o botão de disparo ou com controle - caso sua câmera tenha) é só colocar nele, mas com a câmera em um tripé para que a foto não saia tremida. Chega de blá, blá, blá... Olha algumas fotos que eu fiz hoje.


A foto lá de cima fiz no breu total, as duas primeiras foram feitas durante o dia e as duas debaixo quando já tava mais escuro…

Bem, tirando essa “loucura” de fotos minha vida tá normal. Saí esse fim de semana com 2 amigos do colégio (da 4ª série) e de resto tô curtindo meu curso (que tá entrando na reta final) e começando a me preocupar com a pós-graduação (que começa mês que vem).

Falando em fotografia… Saí na Revista Innovative! Link da matéria aqui.

Vou ficando por aqui!!!

;*

FUI!!!

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Beca

    Ah, eu também AMO essa técncia! Aprendi no segundop período da facul, quando tive aulas de fotografia. Recentemente comprei uma câmera decente que fica entre semi-pro e superzoom (a minha compacta anterior minha irmã estragou) e desde então fico procurando situações novas para fotograr a todo momento!!
    A minha cam é até razoável, ela vai até 15s, é pouco mais dá pro gasto e atende as minhas necessidades! rs ja tentou afzer isso fotografando os carros passando? FICA LINDO!
    Beijinhos!

  • Luly

    Ai, gente, que coisa linda a do “CLUV”, hihihih Amei!!
    Aliás, amei todas. É muito lindo!! Depois quero brincar também.

  • Marianna

    Peraí, deixa eu ver se entedi.. A própria câmera faz isso? =O
    Acho que estou bem desatualizada no assunto, rs. Admiro muito quem tem o dom da fotografia.

  • Mirella Dias

    Oi, que linda as fotos 😀
    e que luxo a matéria – parabéns.
    beijo e boa semana. inlove

  • Luciana

    Nossa achei MUITO legal esse neogcio de light painting, nem sabia que dava pra fazer isso com uma câmera! Mas tem que ser com aquelas profissionais né?
    Ou sera com com uma digital tbm dá? Duvidas! kkkk
    Adorei suas fotos Renatinha, principalmente a Love e a que tem o menininho!

    Beijocas.

  • Bruno Presado

    Adoro Light Painting também, sempre faço quando falta energia aqui em casa, é muito divertido.

  • Mih

    Puxa Rê…muito interessante o efeito, vou tentar fazer tbm! kkkk
    lindos desenhos, parabéns pel matéria na Innovative, suas fotinhas arrasam! Beijo

  • LANY

    Ao amiga, adorei a foto do blog e adorei saber mais sobre essa técnica. É mesmo muito interessante rs

    bjim e bom restinho de semana pra vc!

  • Letícia

    Adorei as fotos, principalmente a primeira. Também não sabia que dava para fazer com uma câmera. Aliás, já tinha visto esse tal de “light painting” no programa da Eliana, mas era com um laser. Adorei o post, bem legal.

  • Mary

    Caramba, que efeito maravilhoso!
    Nem sabia que tinha câmeras que faziam isso.Muito, muito bom!
    Bjs e tudo de bom.

  • Mari

    Gente, que legal isso! =O Nunca imaginei que desse pra fotografar desenhos feitos com luz. *-* Mas acho que minha câmera não tem como controlar a velocidade do obturador. =\
    Aliás, eu faço ciência da computação. ^^ Você disse que não conseguiu descobrir pelo meu post.
    :*

  • Maris

    Nossa, achei incrivel :O adoro fotografia, e nem sabia que dava pra fazer isso *-* é tão lindo !