Snapchat x Instagram

Em 04.08.2016   Arquivado em BEDA 0 comentário aguardando moderação

Fomos bombardeados essa semana com a atualização do instagram, que adicionou uma nova função ao app: uma espécie de “histórias” que somem em 24 horas. Já vimos esse filme antes, não é mesmo? Afinal, nosso amado (ou não) Snapchat faz o mesmo desde sempre.

Vim aqui dar o meu parecer e minha opinião sobre o serviço dos dois e explicar porque eu prefiro cada app com seu respectivo serviço.

Vamos lá pra historinha da tia Renata:

Anos atrás foi lançado um tal de instagram, um app pra postar fotos e blá blá blá. Naquele tempo eu era fã e só usava Nokia. Infelizmente tal aplicativo só funcionava em iOS, e naquele tempo iPhone era caro. Até que eu comprei um iPod touch que me proporcionou o primeiro contato com o tal aplicativo. Mas era uma novela tão grande pra postar as fotos que eu nem usava direito. Até que no ano seguinte eu comprei um Samsung e nessa época o instagram estava sendo lançado para Android também. Aí a Renata pirou. De lá pra cá tornou-se um dos meus aplicativos favoritos da vida.

Anos depois eu descobri um tal de snapchat. Baixei, não entendi, apaguei. Meses depois vi alguns amigos usando e resolvi dar uma nova chance e entendi o seu uso. Gravando vídeos de besteiras, fotos nada a ver, escuras demais, ou só pra mostrar a hora/temperatura. Fora as sessões karaokê que eu faço (coitado do povo que me segue).

Enquanto no insta eu uso pra postar fotos mais elaboradas, que rendem mais curtidas e são esteticamente mais bonitas, no snapchat é mais espontâneo, sem se ligar muito pras edições e tals. Aí vem o insta e pá, copia a ideia do amiguinho e cria as histórias.

Bem, no insta eu sigo mais de 600 pessoas. São amigos, famosos, pessoas aleatórias que eu comecei a seguir, instabooks, etc. Imagina se cada um deles resolve postar algo na história? Deus me livre tentar acompanhar tudo. Gosto das fotos porque olho com uma periodicidade (manhã cedo – pra pegar as fotos postadas durante a madruga – e à noite) e, mesmo assim, ainda não vejo tudo.

No snap eu sou beeeeeeeeem mais seletiva. Não sigo e nem deixo todos me seguirem. A pessoa me adiciona e eu vejo que ela não faz nada? Vou lá e bloqueio. Até porque eu posto coisas da minha rotina, que eu não gostaria de expor pra pessoas bem estranhas. Eu sigo poucos amigos, assim como poucos famosos e tals.

E aí, o que vocês acharam desse novo recurso? Eu vou continuar usando cada um para seu devido fim. Pode ser que vez ou outra eu poste algo no insta, mas pra vídeos bagaceira ainda sou #TeamSnapchat

batalha

;*

FUI!!!

beda

  • Luly

    Em 04.08.2016

    A única coisa que gostei nisso do Insta foi poder desenhar em neon, quero no Snap também, hahaha!

    Bom, como você disse, eu acho que cada app tem sua função e gosto dos dois. O mais legal pra mim do SnapChat é isso de você não ficar olhando quantas pessoas te seguem ou seguem os outros, é não saber quem mais visualizou o que você visualizou… É a espontaneidade, as fotos zuadas com emojis zuados e tudo mais. Não acho que nada disso combina com o Instagram, que é seletivo, não é pra ser floodado, um aplicativo que nasceu pra gourmetizar a fotografia, já que tem cada filtro milagroso ali que revoluciona certas imagens.
    Assim como você pretendo continuar com os dois, cada um na sua função. Não me vejo usando tanto essa nova opção “Instap”, não consigo encaixar uma coisa na outra, sei lá!

  • Aninha

    Em 04.08.2016

    Ah, eu confesso que gostei muito dessa nova função do Instagram, Renatinha! A maioria dos meus seguidores são do blog, e dai eu fui nas configurações das histórias e fui selecionando na minha lista de seguidores quem eu não quero que veja meus vídeos zoados e fiquei sussa. Confesso que eu também queria que essa opção também fizesse o efeito ao contrário, rs, mas sem problemas, tenho esperanças que futuramente tenha. Eu sigo muito artista, ilustrador e fotógrafos, além de outros blogueiros, então eu estou gostando bastante de ver as Stories de povo e conhecer eles de verdade e ver processos criativos de coisas que foram postadas na timeline, então não preciso ir no snap pra ver isso, sabe? Acho que caiu pra mim como uma luva, já que eu não gosto de snapchat porque acho a interface dele terrível de lidar… Eu como designer me recuso a usar um app que foi tão mal projetado (sim, tenho birra mesmo rsrs). Outra coisa é que o snap seria outra rede social da qual eu precisaria penar um pouco para atingir seguidores do mesmo tanto que tenho no Instagram. Para mim uniu o útil ao agradável, hehe.

  • Clayci

    Em 04.08.2016

    E quando você não faz parte de nenhum time?
    hahahahaah não gosto dessa tecnologia e por isso, ignoro quando estou pelo insta ^^
    Só acho que facilitou e muito a vida de quem levava as coisas no snap pro feed do insta ^^

  • Adriel Christian

    Em 04.08.2016

    oi, oi.

    Rê, amei o teu ponto de vista por pensar justamente igual. eu acho que o foco de cada app é diferente. esse recurso no Instagram deve ser birra no Mark pq não conseguiu comprar o Snap. só pode!

    muita gente q eu vejo usando o recuso de stories no Instagram tá feliz pq lá o número de visualizações é mais do que no Snap, só que eles se esquecem que ali a pessoa passa aleatoriamente, não é pq gosta das fotos/vídeos. já no snapchat é diferente: só vai te seguir lá quem gosta realmente do seu conteúdo.

    então, quem deseja apenas muitos views pra encher o ego, o recurso do instagram é o lugar. quem quer apenas se divertir: Snapchat é o lugar. eu fico snap com os meu vídeos e loucuras pq amo o app. instagram é só pra fotos mesmo no feed.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

  • Nana Araujo

    Em 04.08.2016

    Acho o snap totalmente desnecessário por isso não uso e não faria um pra postar coisas minhas, só se fosse uma pessoa famosa ou que soubesse fazer algo manual… E como não hahahahaha
    Fiz uma vez pra saber qual que era do app, SE as pessoas dos canais de ciência que sigo no YouTube fizessem um snap eu teria só pra seguir, acho que eles teriam muito a acrescentar nesse app
    Beijos

  • Bárbara

    Em 04.08.2016

    Eu não gostei muito dessa nova atualização.
    Como você disse , existe a dificuldade de acompanhar todo mundo e além disso eu tive que desinstalar o meu Snap porque ele acabava com a bateria do meu celular e travava toda hora. E o mesmo esta começando a acontecendo com o meu Instagram :/
    Tou achando que vou dizer adeus para minha rede social favorita.

    Meu mundinho quase perfeito

  • Wendy Faquim

    Em 04.08.2016

    Só “gostei” dessa atualização do insta porque os famosos gringos que eu sigo (e que eu não tenho no Snap, provavelmente porque eles não tem snap, ou porque sou preguiçosa mesmo -q) postam algumas coisas lá.
    Mas o SnapChat é o SnapChat sempre. Cada um serve bem na sua própria função.

    Beijos, linda ;*
    It’s Geekly

  • Juliana Araújo

    Em 04.08.2016

    Eu tenho os dois, porém sou mais ativa no instagram. Gosto de editar minhas fotos e tê-las salvas num cantinho on-line. No snap eu já não sou muito ativa, não posto nada, e se tiro alguma foto é pra uso pessoal mesmo. Talvez se eu fosse mais famosa e não fosse tão tímida eu fizesse mais snaps. Mas eu curto muito a essência dos dois. Achei um pouco desnecessária essa atualização no instagram. Acredito que algumas pessoas tenham ficado perdidas sem saber se postam no snap ou no insta. Ainda não usei, mas vou fazer um teste nessa nova atualização 🙂

  • Renata

    Em 04.08.2016

    Ótima comparação. Eu sou fã assumidíssima do Insta. De todas as redes sociais, se precisasse ficar com apenas uma, seria, sem dúvidas, o Insta.
    Eu instalei apenas recentemente o Snapchat, e acesso ainda mais raramente, até hoje fiz um único snapzinho. rsrsrs
    Não sei se é porque tenho a tendência em ter um pouco de preguiça de assistir/ouvir áudios e/ou vídeos em qualquer plataforma, o Snap não me rendeu. E, apesar das muitas críticas ao Insta pela nova versão, acaba que no fim das contas eu não as acesso, então, é quase como se meu feed continuasse da mesma maneira. Daí meio que senti que tanto fez para mim… kkkk Mas tenho que concordar que, com o uso que você tem do Snap, mais privado, é realmente difícil querer que se tenha o mesmo tipo de uso no Insta, em que tendemos a seguir milhares de contas por diversas razões distintas.
    xoxo