Uma cidade a beira do caos

A cidade de Teresina (PI) é banhada por dois rios: o Rio Parnaíba, que é a única barreira natural que separa o Piauí do Maranhão, e o Rio Poti, rio que nasce no interior do Ceará, corta o Piauí e a deságua no Rio Parnaíba aqui em THE. Pra que eu tô falando isso? Pra vocês entenderem o post.

Esses últimos dias tem saído no noticiário nacional sobre a quantidade de chuva que vem atingindo o estado do Maranhão, Piauí, etc. Então, o estrago dessas chuvas está começando a aparecer aqui na cidade. Só pra vocês terem uma ideia do quanto tá chovendo aqui, semana passada, só na segunda-feira deu uma chuva que alagou uma parte da cidade. E essa chuva foi forte mesmo. Até minha faculdade ficou “afetada” por causa dessa chuva. Tipo, o teto de uma das clínicas de lá caiu, entrou água nos corredores da faculdade (infiltrou do teto), a clínica de fisioterapia ficou alagada, e até a clínica de biomedicina ficou molhada por causa da chuva (e olha que molhou sala que nem janela tem!).

Hoje minha mãe me acordou com uma notícia que me deixou pasma. O Rio Poti subiu tanto que inundou uma avenida, interditou uma ponte e até um shopping daqui passou o dia fechado com medo de inundar. A coisa foi séria. Quase todo ano acontece desse mesmo rio subir mais do que o permitido, mas esse ano ele ultrapassou o limite meeeesmo!

E o que isso tudo trouxe pra cá hoje? A beira do caos. Tipo, esse rio separa o centro, a zona norte e a zona sul da zona leste e existem 3 pontes que interligam essas zonas (uma fica na zona norte, uma no centro e outra na zona sul) e o povo só sabe andar pela do centro e pela da zona sul. E imagina quando uma das pontes está interditada? Lá se vai todo mundo pra ponte que passa pelo centro. Hoje eu fui pra facul de ônibus e eu passei uma hora (!!!) no ônibus (sendo que num dia de trânsito livre o ônibus leva cerca de meia hora pra fazer o trajeto). Quando o ônibus passou pela ponte deu pra perceber que o nível do rio estava mesmo acima do desejável. Deu até medo passar nessa ponte (imagina a cena, transito lento, quase parando, trocentos ônibus e carros em cima da ponte – que já é velha).

Na volta da facul eu peguei um ônibus que o trajeto dele normal é passando na frente do Riverside shopping. Sabe o shopping que eu citei acima? O que passou o dia fechado? Então, é esse aí. O trânsito de toda região foi desviado. Quando o ônibus foi subindo na ponte no rumo do centro todo mundo do ônibus se virou pro lado que está inundado pra acreditar.

Olha as fotos do local:
Mostrar mais ▼

Eu fico imaginando quantas pessoas acabaram perdendo suas casa por conta disso. E o que me deixa com raiva ao mesmo tempo, é a insistência desse pessoal. Sabe, tem regiões da cidade que alagam com mais facilidade e todo ano é a mesmo coisa, alaga, retira as famílias do local, passa o período chuvoso e eles voltam pro mesmo local. É um ciclo que parece que não tem fim. Nessas horas agradeço a Deus por morar numa área, teoricamente, difícil de ser alagada, já que minha rua é uma descida e a água que sai da rua vai toda pro Rio Parnaíba. Nunca vi a cidade praticamente parada. Quase todas conversas eram sobre isso hoje. O caos quase reinou aqui. ::crying::

Mudando radicalmente de assunto, gostaram do novo tema? Fiz esse tema na pressa. Tinha feito um idêntico a esse, só que com uns detalhes diferentes, mas esteticamente ele tinha ficado feio e eu acabei fazendo esse. E mudando radicalmente de assunto²: Tô feliz demais!!! Coringão campeão invicto do Paulistão 2009!!! ::laugh::

Bem, vou ficando por aqui. Espero que essas chuvas parem logo!

=***

FUI!!!

Edit em 05/05 às 12:11

A situação aqui em THE continua caótica. O Governador suspendeu as aulas nas escolas públicas e boa parte dos colégios particulares também adotaram a medida. Na minha ex-escola, por exemplo, foi comunicado que não haverá aula até a sexta-feira. Na minha faculdade as aulas foram suspensas até amanhã. O Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, visitou (na verdade ele ainda está aqui) as áreas alagadas da cidade.
Gente, agora tá começando a bater um medo em nós. O rio Poti não para de subir. E a previsão é de mais chuva!!!
Mais tarde vou ver se dou uma passada na ponte da Frei Serafim pra tirar umas fotos de lá.
Ps: Tô dando uma de repórter! aushuashuashuahsa

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Karol

    Oii! Poxa essa chuva tá causando muita coisa ruim no Brasil todo… aqui em Salvador tiveram vários deslizamentos de terra, árvores caíram… Tomara q a água seque logo e q as pessoas aprendam de uma vez!
    O tema ficou lindo! super clean e fofo! ::laugh::
    Bjoos

  • marii

    Oiie !! é minha 1ª visitinha aqui ::laugh:: tdo aqui é realmente muito fofo .
    amei o tutorial ensinando a acessar os goodies do sugar pink ::annoyed:: .
    Nossa a agua realmente invadiu as ruas de sua cidade .
    Nós ouvimos sempre noiticias, assistimos jornal , mas é sempre mais chocante quando acontece conosco .
    Aqui onde eu moro (Maceió-AL) a chuva tbm tem causado estragos nunca vistos antes : muitas pessoas se surpreenderam ao acordar na manhã de sabado e descobrir que o estacionamente do seu predio estava inundado ( e seus carros consequentemente ) ::shocked:: .
    No chat Gen 3 , no msn , uma gen 3 da região norte nos contou que la a chuva tbm esta causando estragos , e muitas pessoas ja tiveram que deixar suas casas ::sick:: .
    Acho que so vendo para conseguimos nos concientizar do quão catastrofico são os efeitos do aquecimento global !
    mas mudando radicalmente de assunto : amei o novo tema super clean e fofo ² , maravilhoso ::princess:: .
    Beijos&abraços .

  • Bellinha

    Nossa como mudou, tá lindão :D. Obrigada pela visita, bjs ;*

  • anne

    CARAMBA ! ainda bem que tá tudo bem com você , mas a coisa ficou feia por ai .-. e é sempre a mesma coisa mesmo , passa o periodo de chuvas e o povo se esquece e é um ciclo vicioso , espero que tudo se resolva mesmo :/ mudando de assunto rs , meu livro ficou com um arranhãozinho já n sendo mais tão visto e um amassado eu sou exagerada mas eu gosto das coisas BEM cuidadas sabe ? ainda mas sendo minhas ;S e olha eu socava essa pessoa que você emprestou o livro ::angry:: odeio pessoas irresponsáveis ! enfim beijos ::laugh::

  • Lana

    Nossa…. espero que isso passe logo, aqui já ocorreu de alagar, mais foi umas quadras mais para baixo da minha casa e foi nos anos 2002, agora já fizeram obras e parou de alagar numa boa parte da cidade, a única parte que ainda alaga ainda é a parte perto do SESI pois ali é uma área baixa por mais que seja uma avenida. mais tirando essa parte nada mais de alagamentos aqui…
    espero que essa situação passe logo, bggs ;**

  • :: Loma

    Hey ^_^ saudades

    OMG! confesso que me dá medo de ver nosso Brasil nessas situações que vamos combinar não é de hoje!!! chorei ao ver o estado de Santa Catarina eles ainda tentam se recuperar *_*

    Espero que tomem medidas DEFINITIVAS de melhoria…

    Bjs se cuida

    :: Loma

  • Iara

    Nossa, que situação triste!! Aqui os ventos estão destelhando casas e, com as chuvas, já viu, né, molha tudo… Sempre penso nas famílias que perdem tudo. Mto triste mesmo!! =/
    Tomara que o rio baixe logo!!
    Ahh, e o tema novo tá lindo! ^-^
    Beijo =*

  • GABY

    Realmente a situação nesses estados estão ruim, principalmente no PI, e o pior de tudo é que não podemos fazer nada a nao ser rezar para que Deus proteja todas essas pessoas.
    O novo tema esta lindo, parabéns!
    Bjinhus

  • Anny

    Amiga, sei que isso não é motivo pra brincadeiras e sei a situação que sua cidade deve estar passando, por isso eu já te digo que irá passar e tudo vai dar certo viu?
    Pelo lado ÓTIMO, suspenderam as aulas e tem um Bob’s bem pertinho pra se abrigar shauha’;
    Não esquente não viu? Isso é resultado do papelzinho de bala que a gente joga na rua e a vingança da natureza.
    Enquanto isso, venha pra São Paulo capital!
    ;*

  • *Vany*

    Meu maior desejo é q isso seja passageiro e q tudo volte ao normal… ::ohh::

  • Thaís

    Nunca vi tantos desastre causados por chuva antes, aqui mesmo onde eu moro (cerca de 1 hora de São Paulo capital) fez sol o dia inteiro,de repente,do nada,o tempo fechou tanto,que ficou o maior breu Oo,começou a ventar muito e choveu tanto e tão forte que caiu chuva de granizo…meu quintal e as ruas ficaram parecendo finalzinho de inverno nos países que nevam.
    Fala sério,não da um medo disso,dessas chuvas Oo

    Espero que a situação na sua cidade melhore
    beijinhos flor
    ;*

  • Bellinha

    Caraca a situação tá caótica ai mesmo. Esses dias nem tenho visto jornal mas vcê fez o papel direitnho, com direito a fto e tudo ! rs Mas falando sério fiqei pasma com a última fto, os carinhas com a água no joelho já oO’ Tomara que o tempo melhore logo ai (yn) bjs ;*

  • Paula Maria

    Oi 😀 Tudo bem ? Primeira vez aqui, e já simplesmente AMEEEEEEI, lindo demais ? Continue assim, tá perfeito. Sorte e Sucesso *-* Beijos :*

  • Luly

    Jesus Crsitinho, que confusão!! É terrível quando acontecem umas catástrofes naturais assim, e é disso pra pior pelo mundo agora!!
    A cidade parando… A vida de todo mundo parando!! É um perigo isso!!
    Tomara que por agora tudo se resolva!!

    (e o novo tema ficou LINDO!!)

  • Biia

    Nossa Re, espero que já esteja tudo bem por ai…e que todo mundo que sofreu com a chuva consiga se reerguer!

    Amei o novo tema!

    xoxo